Todos os governos acabam preparando novos programas que são relacionados à gratuidade. Contudo, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC 2018 MG) é um que está há mais de uma década ajudando os mineiros a realizar os cursos técnicos. As instituições de ensino de Minas Gerais estão nesse programa e, com elas, estão os seus cursos de numerosas modalidades.

PRONATEC 2018 MG

Nem os mineiros e nem os indivíduos de quaisquer outros Estados têm um programa nacional de ensino técnico próprio para eles: o que existe é um sistema federal que aceita as inscrições das pessoas de todas as unidades federativas, inclusive de Minas Gerais.

PRONATEC 2018 MG, Inscrições e Cursos

Para que essas pessoas escolham os seus cursos para 2018, precisa-se esperar o final do ano, que é quando as inscrições PRONATEC 2018 MG para iniciar no primeiro semestre vão começar. Depois, também se poderá fazer outras inscrições, mas para o segundo semestre.

Veja também:

Cursos gratuitos PRONATEC 2018 MG

Vale esclarecer que não esse programa federal que tem os cursos: são as escolas que se aliam e que aceitam que sejam listadas no sistema de inscrições. Os cursos gratuitos PRONATEC 2018 MG que são completamente gratuitos são aqueles para os que se dão 100% de desconto, ou seja, o que é conhecido como bolsa integral. Há outros cursos que são quase gratuitos: eles são aqueles para os quais o Governo e também as instituições dão outras bolsas e que são bem altas.

Algum cursos oferecidos pelo Pronatec em Minas Gerais:

  • Técnico em Segurança do Trabalho;
  • Técnico em Redes de Computador;
  • Técnico em Administração;
  • Técnico em Tecnologia da Informação;
  • Técnico em Multimídia;
  • Técnico em Automação Industrial;
  • Técnico em Mecânica;
  • Técnico em Programação;
  • Técnico em Eletrônica;
  • Técnico em Metalmecânica;
  • Técnico em Moda;
  • Técnico em Tornearia.
  • Técnico em Eletroeletrônica;

Cursos gratuitos PRONATEC 2018 MG

Vagas no PRONATEC 2018 MG

Citando-se unicamente as vagas que Minas Gerais tem inseridas nesse programa federal, chegam-se já a alguns milhares. Na verdade, todo o Estado apresenta instituições e, com elas, espaço para numerosos novos estudantes. O total que se referirá às vagas PRONATEC 2018 MG para os mineiros, todavia, vai ser mais certo quando as inscrições forem divulgadas: até essa data, essas instituições ainda vão poder suprimir algumas das suas vagas ou, se elas puderem, farão o seu aumento.

Vagas no PRONATEC 2018 MG

Requisitos para se inscrever no PRONATEC 2018 MG

Para a participação dos mineiros no PRONATEC 2018 MG, a renda máxima per capita que eles podem ter são dois salários mínimos. Algumas instituições vão pedir que esses indivíduos já não estudem mais: será até requisitado o documento de conclusão referente ao ensino médio. Contudo, alguns cursos não vão solicitar isso e a maneira de os cidadãos de Minas Gerais saberem é conversando com a instituição.

Inscrição PRONATEC 2018 MG

A página http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/ tem uma barra das unidades federativas e, ali, os mineiros selecionam e começam a visualizar quais são as instituições escolares onde o programa atua. Essa ferramenta de inscrições inclui os cursos também, ou seja, os que se inscrevem veem a totalidade dos cursos técnicos PRONATEC 2018 MG.

Inscrição PRONATEC 2018 MG

Contato PRONATEC 2018 MG

As pessoas não podem contatar especificamente esse sistema, mas o Ministério da Educação (MEC) pode atender a esses mineiros. Os canais para conversar com essa instituição estão em http://portal.mec.gov.br/pronatec/fale-conosco e existem alguns que são unicamente para as escolas que vão dar as bolsas. Já outros canais são somente para as dúvidas que os cidadãos precisam esclarecer para inscreverem-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *